Minha vida é movimento.



Dança. Compasso.



Canto.




Minha vida é passo.



Caminho, escuto, recordo.



Encontro e decanto.



Conflito, reflito e traço.



Minha vida é campo



onde lanço, arado.



Onde laço, espanto!



Onde tanto, escasso.



Onde espaço, encanto.



Onde espanto, abraço.







quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AGRADECER

Gratidão: Reconhecimento por um bem que nos foi feito.


“Cheguemo-nos pois com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hb 4:16)

<>“Esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que já alcançamos os pedidos que lhe fizemos.” (1 Jo: 5:14-15)


Quando somos pequenos, nossos pais nos ensinam as famosas palavrinhas “mágicas”: por favor, e obrigado. Aprendemos que são “mágicas” porque levam as pessoas a fazerem com alegria algo que precisamos.


O Senhor nosso Pai, em sua Palavra, também nos ensina sobre como devemos pedir, e sobre a necessidade de agradecer. Diz que devemos continuamente nos colocar diante Dele, com petições e ação de graças. Não porque Ele seja um ser orgulhoso, que aceita bajulações. Mas porque Ele sabe que agradecer é um exercício de dependência. É um exercício de reconhecimento de que não há em nós nada que pudesse merecer o seu favor, mas que tudo o que recebemos é porque Ele nos ama, e quer o melhor para nós.


Nosso Pai nos ensina a agradecer, porque Ele sabe que um coração cheio de gratidão estará também cheio de misericórdia e sensibilidade pelas necessidades do outro. Um coração grato nos prepara para cumprir a totalidade dos seus mandamentos, reunidos por Jesus em dois: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a mim mesmo.
Se nos achegamos a Deus reconhecendo que somente a Ele devemos gratidão pelo bem que nos tem feito, exercitamos o nosso amor. Se temos um coração verdadeiramente grato, nos tornamos fonte de águas para aquele que perto de nós tem sede. Cantarmos a benignidade do Senhor, louvarmos o Senhor no meio da congregação, anunciarmos as suas boas obras... Alegrarmo-nos com os que se alegram... E juntos atribuirmos a vida abundante que temos à infinita misericórdia do Nosso Senhor. Esta é a razão do nosso viver.


Um coração cheio de gratidão, nos leva à obediência. Não precisamos obedecer porque somos obrigados, mas porque amamos nosso Pai. Queremos obedecê-lo. Queremos com nosso desejo de obediência agradar a um Pai que move céus e terras para nos abençoar. Sejamos como terra bem adubada, onde as sementes são plantadas e regadas. Em gratidão, ela nos dá o seu fruto.


Sejamos então gratos, e de todos sejam conhecidos os motivos da nossa alegria. Ofereçamos a Deus os frutos da nossa gratidão, frutos de conversão verdadeira.

Possamos cantar como Maria, quando recebeu do Espírito Santo, através de sua prima Isabel, essas palavras: “Bem aventurada a que creu que se cumprirão as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas” (Lc 1:45) Bem aventurados somos nós, porque cremos que já tem se cumprido nas nossas vidas todas as coisas que desde o princípio nos foram anunciadas da parte do Senhor.


“ A nossa alma engrandece ao Senhor, e o nosso espírito se alegra em Deus nosso Salvador, pois olhou para a humildade dos seus servos.
Desde agora todas as gerações nos chamarão bem-aventurados, pois grandes coisas nos fez o Poderoso.
Santo é o seu nome. A sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem.
Com o seu braço agiu valorosamente; dispersou os que no coração alimentavam pensamentos soberbos.
Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes.
Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos.
Auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia
Para com Abraão e a sua descendência, para sempre.” (Lc 1:46 - adaptado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário